Posso abrir MEI com restrição no CPF?


O sonho de muitas pessoas é empreender, mas aí surge aquela dúvida que pode nos impedir de levar os projetos à frente: posso abrir MEI com nome sujo? Quem tem restrição no CPF pode abrir MEI?


É sobre isso que iremos falar neste post. Vem com a gente!


Posso abrir MEI com nome sujo? Vale a pena?


Quando a pessoa deixa de pagar as contas em dia, como o parcelamento de compras, mensalidades ou parcelas de crediário, por exemplo, os locais onde você contraiu essa dívida restringem seu CPF para outras compras e créditos.


Como consequência, seu nome fica sujo e torna-se cada vez mais difícil ter crédito aprovado nas instituições financeiras.


No entanto, caso você esteja passando por uma situação financeira complicada e enxerga a abertura de CNPJ MEI como uma oportunidade de formalizar o negócio, ganhar uma renda extra e até tornar o empreendedorismo a sua atividade principal, a notícia é bastante animadora!


E aí voltamos à primeira pergunta deste conteúdo: posso abrir MEI com nome sujo?


SIM! Pode ficar tranquilo que quem tem nome sujo pode abrir MEI!


De acordo com a Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, a restrição no CPF não impede a pessoa de abrir MEI.


E se você está com o nome sujo, não se sente orgulhoso por isso e busca por maneiras de quitar suas dívidas, a abertura de CNPJ MEI é uma grande oportunidade para mudança de vida!


Quais fatores podem impedir a abertura de CNPJ MEI?


O “nome sujo”, termo popular para restrição de crédito, NÃO impede a pessoa de abrir um CNPJ MEI. Por outro lado, listamos aqui alguns dos principais motivos que podem impossibilitar você de ter um CNPJ MEI:


Pendências com o CPF


Confira se os dados do seu CPF estão atualizados. Podem existir pendências com algum dado faltante, ou com a informação sobre o nome da mãe no cadastro do CPF. Você pode regularizar a sua situação cadastral no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.


O título de eleitor não está atualizado?


Se você fez alguma alteração no seu título de eleitor, confira se os dados estão atualizados no sistema. O título pode não estar atrelado ao seu CPF, e nesse caso será necessário procurar os órgãos responsáveis (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) para a regularização do referido número no CPF.


É estrangeiro? Então fique atento


Se você não possui título de eleitor, a única forma de abrir MEI é ter feito a declaração de Imposto de Renda, além de visto permanente e CPF.


Atenção à idade mínima para abrir uma MEI


Para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação.


Sociedades em outras empresas


Para inscrever-se como Microempreendedor Individual não é permitido ser responsável por empresa ou ser participante do quadro de sócios e administradores.


Dependendo da situação, podem ocorrer falhas de sistema ou instabilidade de algum órgão. Nesse caso é preciso esperar depois da negativa e tentar novamente depois.


Contador Virtual

8 visualizações0 comentário