Tudo o que você precisa saber sobre a abertura de PJ Médica

Atualizado: Set 10




A Medicina é uma área de atuação que dá liberdade ao profissional de escolher qual a forma de contratação mais vantajosa. A opção pela PJ Médica tende a ser a melhor para quem deseja formalizar a sua receita, conquistar mais pacientes e ter a chance de se destacar no mercado.


Quer abrir a sua PJ Médica e não sabe como? Então, leia o artigo abaixo.


Você é Profissional da Área da Saúde?

Contrate, agora, nosso plano de R$199,90/Mês e

tenha uma contabilidade digital e com qualidade!

www.contadorvirtual.com.br


O que é a PJ Médica?


A PJ Médica é uma forma de atuação em que os seus atendimentos, recebimentos e vínculos de trabalho serão feitos através do seu CNPJ, ou empresa médica. Para isso, o médico deverá emitir notas fiscais e recolher seus próprios impostos.


Através da PJ Médica, é possível atuar como prestador de serviços em hospitais, clínicas ou órgãos públicos e o salário tende a ser mais alto do que quando recebe-se através da CLT, uma vez que não há descontos de tributos.


Quais as vantagens de abrir uma PJ Médica?


  • As principais vantagens de atuar através de um CNPJ médico são:

  • maior remuneração em relação aos contratados via CLT;

  • facilidade de organização da sua vida financeira através da sua contabilidade;

  • mais oportunidades de trabalho, uma vez que o contratante tem menos despesas para realizar a sua admissão;

  • oportunidade de abrir a própria clínica ou consultório;

  • possibilidade de redução do pagamento de impostos;

  • melhores condições para realizar pedidos com fornecedores, que normalmente preferem vender para CNPJ;

  • facilidade na obtenção de empréstimos e investimentos.


Qual a diferença entre a tributação de Pessoa Física e Pessoa Jurídica?


Na maioria das vezes, os tributos seguem uma tabela progressiva. Isto é, quanto maior o recebimento do médico, maior a porcentagem de impostos.


No Imposto de Renda, por exemplo, é comum que o médico atinja a alíquota de 27,5%, tendo assim uma alíquota efetiva elevada. Já na PJ Médica, é possível pagar a partir de 6% sobre o faturamento.


Existem uma série de particularidades, que vai depender do regime tributário que você optar. Para saber quando optar pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido, leia este artigo do Descanso Médico.


Como o Contador Virtual abrirá a sua PJ Médica?


A abertura da sua PJ Médica deve seguir um rigoroso passo a passo, para que o seu funcionamento seja regular junto ao CRM e aos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais.


Aqui no Contadpr Virtual, nós realizamos o seguinte processo:

  • elaborar um contrato comercial e registrá-lo no Cartório de Pessoas Jurídicas;

  • obter o CNPJ e a Inscrição Municipal;

  • adquirir o Certificado Digital do seu CPF e do CNPJ, para que se possa emitir notas fiscais e realizar a entrega das obrigações fiscais.

  • obter o Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária;

  • abrir a conta bancária do CNPJ;

  • registrar a empresa no Conselho Regional de Medicina.


O período total para a abertura da PJ Médica é variável e depende de diversos fatores, como a sua disponibilidade e os prazos dos órgãos responsáveis. Levando em conta o trabalho do Contador Virtual e o prazo do cartório, leva-se cerca de duas semanas para que você tenha o CNPJ em mãos.


Após este primeiro processo, é necessário que você faça o e-CNPJ e a conta bancária da PJ. Dependendo da sua agilidade, é possível que em menos de um mês você possa receber através da sua Pessoa Jurídica.


Caso a sua PJ Médica seja para consultório ou recebimento de operadoras de saúde, o prazo de regularização, após a obtenção do CNPJ, é de 30 a 120 dias, de acordo com os prazos do CRM e da Vigilância Sanitária.


Fique atento aos principais custos de abrir a sua PJ Médica:


  • taxa de cartório;

  • taxa de fiscalização;

  • alvará de localização;

  • certificados digitais

  • CRM Jurídico (inscrição);

  • CRM Jurídico (anuidade).


O valor total gasto com a abertura varia devido ao CRM Jurídico, item de extrema importância para a atividade médica.


Desafios de abrir uma PJ Médica


A maior dificuldade na hora de abrir uma empresa médica é lidar com todas as particularidades e burocracias dessa área de atuação. O processo de regularização, como um todo, pode parecer complexo para quem não tem experiência. Por isso, é importante que você conte com quem domina essa atividade. Assim, as chances de algo não sair conforme o planejado são mínimas.


No Contador Virtual, simplificamos todas as etapas de abertura da sua PJ Médica. Desde a abertura e regularização, até a emissão de Notas Fiscais, controle de impostos, cadastros e atualizações em órgãos públicos, alvarás e declarações.


Além disso, fazemos um atendimento personalizado através dos nossos grupos exclusivos para cada médico ou PJ Médica junto às áreas de atendimento, contabilidade e sucesso do cliente).


Contador Virtual

11 visualizações0 comentário